website page view counter

Folha Regional Online

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
laboratório
laboratório

Local

Câmara de Apucarana aprova projeto que autoriza sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores

Por sete votos a dois, vereadores da cidade decidiram que animais de pequeno porte podem ser enterrados nos locais.

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Câmara de Apucarana aprova projeto que autoriza sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores
Divulgação/g1PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   A Câmara de Vereadores de Apucarana, no norte do Paraná, aprovou um projeto de lei que autoriza o sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores. Na justificativa, o projeto afirma que "quando ocorre o falecimento de um animal muito amado, há dificuldades para se dar o encaminhamento respeitoso que ele merece. Os cemitérios e crematórios particulares existentes cobram altas taxas, o que inviabiliza que as pessoas com menos recursos financeiros possam dar um bom encaminhamento ao animal falecido".

   O projeto autoriza o sepultamento de cães, gatos e outros animais de estimação de pequeno porte nos espaços que as famílias já têm nos cemitérios públicos, ficando a cargo dos mesmos os custos com o enterro dos animais.  Na justificativa, o projeto diz ainda que a prática já ocorre em outras cidades brasileiras, como Campinas, no estado de São Paulo, que desde abril realiza sepultamento de pets em cemitérios. A autarquia municipal que cuida dos cemitérios da cidade, informou que o município atualmente possui apenas licença ambiental para sepultamento de seres humanos, para sepultamento dos animais ainda não há licença específica, o que seria necessário.

   A informação foi confirmada pelo Instituto Água e Terra (IAT). O projeto foi enviado para sanção do prefeito.  A aprovação ocorreu por sete votos a dois. Os vereadores que votaram contra o projeto de lei afirmaram que no momento já existem poucos espaços para o sepultamento de pessoas na cidade e que essa autorização agravaria o problema. Como proposta mais viável, eles sugeriram a criação de um crematório municipal para humanos e animais. 

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno/g1PR
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )