website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024
laboratório
laboratório

Local

BOMBA! Ex-vereador pode ser surpresa com a pré-candidatura a prefeito de Ibiporã

Hugo Furrier, filho de Ibiporã e empresário imobiliário é sondado por vários partidos após dez anos fora da política

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
BOMBA! Ex-vereador pode ser surpresa com a pré-candidatura a prefeito de Ibiporã
Arquivo/Folha Portal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

   Como podemos verificar ao longo dos anos os políticos, principalmente do executivo em tempos de campanha eleitoral prometem "mundos e fundos" à população, que na maioria das vezes encanta-se com tais promessas e acabam votando nos políticos que prometem e não cumprem.           Uma promessa de campanha pode conquistar votos necessários para tornar eleito aquele que prometeu, mas o que se vê no decorrer do mandato é que na maioria das vezes essas promessas não são cumpridas e o povo é quem "paga o pato". E isso não é só aqui, é em todo o Brasil onde o modelo de fazer política praticamente é o mesmo. Mas o povo já está de saco cheiro disso. 

    Daí a necessidade de mudanças, de renovação, de novas ideias e metas à partir de uma forma de fazer política diferente. Esta semana estive em Apucarana na reunião da Executiva Estadual do MDB e percebi que nada melhor que uma mudança geral, como a cidade experimentou nos últimos cinco anos com a liderança de um jovem empresário na administração municipal. Júnior da Femaco, herdou do pai mais a veia empresarial administrativa no sangue, do que a política e é receita de sucesso no município. Assumiu a prefeitura no lugar do titular faltando ainda dois anos de mandato. Seu modelo de administração nesse período o credenciou para continuar frente a prefeitura por mais quatro anos. Este ano, agora filiado ao MDB na última quinta-feira, disputa sua reeleição. Mas porque estou abordando esse fato?

Publicidade

Leia Também:

Hugo Furrier e o pai, Lávaro Furrier ex-secretário municipal e ex-vereador

   Porque está escancarado que a mudança na política se faz com o novo, longe de vícios e maracutaias, que advém com o tempo e a malandragem que se adquire no que chega a tirar até pastor de púlpito e o leva para hostes infernais, o portal da decadência como aconteceu com o Rei Salomão. Mas teologias à parte, trata-se lá deum jovem na direção Divina, que abre os trabalhos colocando Deus em primeiro lugar. A receita está aí.

     Aqui em Ibiporã um jovem que se destacou nas eleições de 2012, embora sem nenhuma experiência, chegou a uma cadeira na Câmara Municipal pela coligação PMDB/PV e se elegeu com 635 votos. Estou falando de Hugo Aparecido Furrier, filho de um ex-vereador e ex-secretário que por anos a fio comandou a Secretaria de Obras no município.  Hugo Furrier foi um daqueles moleques que viu o Serraia nascer, e se desenvolver. Daqueles que corria atrás da bola ladeira abaixo quando escapava do campinho de terra onde hoje está o Colégio Ética.  A história de sucesso na política deste jovem foi meteórica. Dois anos depois, em 2014 disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná surpreendendo com a expressiva votação de 7.613 votos, praticamente só de Ibiporã.  Por motivos particulares, saiu da política tão rápido quanto entrou. 

   Mas hoje, passados exatamente uma década depois, mais maduro e administrador experiente reúne qualidades que o novo modelo de política exige no momento.  Furrier pode ressurgir nesta eleição como a grande novidade e como esperança para a cidade que o viu crescer e tornar-se um grande administrador. Furrier foi convidado a filiar-se no MDB e conta com o apoio de ex-prefeitos e forças da oposição. Em seu circulo de amizades, também encontra-se o atual prefeito, que viu em seu pai, ex-secretário de administração oposta a sua, a competência para ser parceiro no seu mandato. Essa disposição do atual prefeito José Maria Ferreira, representou na época uma mudança significativa na dinâmica política local, consolidando um propósito comum e prol de uma administração que lhe rendeu a reeleição.  Logo, Ibiporã possue pessoas competentes de ambos os lados. Situação e oposição. O que faz a divisão são detalhes que podem ter suas arestas aparadas. Por isso a política é uma arte estudada diariamente por doutores em Harvard e MIT University em Boston sem chegarem a nenhuma conclusão.

   Ainda mais promissor é o incentivo que Hugo Furrier pode receber senão como pré candidato a prefeito, ou retornar quem sabe a vereança que tanto contribuiu para o avanço de Ibiporã na Educação e Assistência Social suas bandeiras principais como legislador. As expectativas apontam que Furrier escolherá o partido que lhe convier, lembrando que nasceu no PV, quando ainda era Verde. Hoje aliado do PT, já mostra suas cores mescladas de vermelho o que lhe rende o apelido de partido melancia. Verde e amarelo por fora, mas vermelho por dentro.

   Paixões à parte como plataforma para sua pré-candidatura, ampliando suas convicções políticas e administrativas, Hugo Furrier é diplomático ao traçar seu perfil numa possível oportunidade de ocupar a cadeira do Executivo. Com uma bagagem administrativa adquirida ao assumir cargos em gestões frente aos negócios imobiliários se apresenta como uma figura mais robusta e preparada para conduzir os destinos da cidade. O cenário político em Ibiporã está como salada mista. Tem pré candidatos para todos os gostos, o que sugere termos uma eleição das mais atípicas que a cidade já viu nos últimos anos com a possibilidade de até quatro candidatos. E Furrier é outra novidade que promete ser a tão desejada mudança que Ibiporã aguarda.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!