website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Atleta de Ibiporã é convocada para representar o Brasil em prova Sul-Americana no Paraguai

Maratonista Suzane de Araújo está entre as três atletas convocadas que irão correr a Meia Maratona de Assunção

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Atleta de Ibiporã é convocada para representar o Brasil em prova Sul-Americana no Paraguai
Folha Portal/Arquivo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     A maratonista ibiporanense, Suzane de Araújo Martins, (Suzi para os íntimos), é uma das três atletas no país convocadas para representar a Seleção Brasileira de Atletismo na prova de Meia Maratona Sul-Americana que acontecerá em Assunção no Paraguai  em 26 de maio próximo. Depois de Adriana de Souza, Suzi, volta a colocar o nome de Ibiporã em destaque no esporte  na mídia nacional, e internacional embora não receba nenhum apoio da Secretaria Municipal de Esportes, o que é lamentável.
     Aos 34 anos, Suzi é nascida e criada no Jardim San Rafael em Ibiporã, e há 15 anos está no esporte sem receber apoio do município exceto de amigos e profissionais liberais.  A noticia da convocação para a Seleção Brasileira foi motivo de comemoração da atleta que já correu várias provas internacionais, no Quênia (Africa), e Sevilha (Espanha).

  A convocação veio à partir do tempo da Meia Maratona em Sevilha, na Espanha onde concluiu com o tempo 01:16´44. Na Maratona completa seu tempo foi de de 02:37´21 ficando entre o Top 50 conquistando com este tempo  o 2°- Lugar no ranking brasileiro. É dela também o 4°- lugar na tradicional Corrida de São Silveira em Barueri/SP em 17 de dezembro de 2023 que reuniu os melhores corredores do país. A prova teve mais de 3 mil atletas inscritos e Suzi completou o percurso de 21,95km com o tempo de 29m03s chegando em quarto lugar na categoria feminina.
    Surpresa com a convocação, Suzi em entrevista exclusiva a este Portal de Notícias conta que pelos últimos resultados, tinha expectativa da convocação, mas não esperava que fosse nesta chamada. Hoje ela é a segunda colocada no Ranking Brasileiro de “Corrida de Rua”, posição que atribui a convocação dos atletas no país.

Publicidade

Leia Também:

Começo difícil e falta de apoio
   Suzi relata que correu pela primeira vez com 14 anos, na prova Adriana de Souza a convite da escola, mas não treinava ainda. "Fui lá e corri mas não queria mais pois foi muito cansativo e só voltou a treinar com 18 anos pelo incentivo de amigos e a necessidade de perder peso e melhorar meu condicionamento físico. Na época pesava 57 quilos", relatou.  Incentivada pelo ex-vereador João Ferrari, a não desistir e com seu incentivo, foi apresentada ao professor de Educação Física Cleber Ludvig que lhe recomendou treinos no Carecão. Com o passar do tempo, treinava correndo do Jardin San Rafael onde mora até o Carecão pela avenida dos Estudantes afora. Sua primeira prova oficial correndo 10km foi em Apucarana/PR.

 Posteriormente correu a prova 10km da “Tribuna de Santos” em Santos /SP, e fez percurso com o tempo de 34m51s (trinta e quatro minutos e cinquenta e um segundos). Na semana que vem, dia 19, volta a correr esta mesma prova dos 10km na edição 2024 pensando em melhorar ainda mais sua marca.     Sem apoio financeiro, e sem patrocinador, Suzi hoje é uma microempreendedora de confecções e busca um patrocinador fixo.  A atleta conta que conheceu a Associação de Corredores de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso onde hoje está federada pela CBAT-Confederação Brasileira de Atletismo. Através da Associação conseguiu uma Bolsa Atleta o que ajuda a custear as viagens mas ainda busca por um patrocinador fixo. 

      Em relação ao apoio pelo esporte local, Suzi relatou que até foi procurada pela SERLA oferecendo alguma ajuda porém, por já estar federada pelo Mato Grosso recentemente, por questões éticas, dispensou.  Suzi se diz muito agradecida a vários profissionais em Ibiporã que respeitam o seu trabalho e torcem pelo seu sucesso.      Ela agradece o apoio que recebe da Clínica Êxodo através do fisoterapeuta Carlos Valeze, a Vita Point Nutrição Esportiva, ao Cardiologista Dr. Adriano Freitas Ribeiro ao seu treinador José do Nascimento da Nascimento Sports, Edson Oliveira (Fisioterapeuta em Cuiabá) e Wilson Mariano da WM Filmes. Seu agradecimento especial vai para a Federação de Atletas de Mato Grosso, a CBAT-Confederação Brasileira de Atletismo, a Associação de Corredores de Lucas do Rio Verde, e a população de Ibiporã que torce por ela.

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!