Reza a lenda que em Ibiporã, obras realizadas por prefeitos anteriores, desafetos políticos do atual prefeito José Maria Ferreira (PSD) ficam relegados ao abandono, sem manutenção ou destinado a utilização inconveniente ou que retratam desprezo em relação ao nome que levam. Pode parecer exagero ou simples coincidência mas é o que se percebe ao analisarmos certos detalhes, que acabam influenciando na opinião pública. Vamos citar aqui duas obras importantes para a comunidade de Ibiporã que curiosamente, ficaram marcadas pelo abandono ou que foram relegadas ao descaso dado a sua importância para a sociedade. Mas são muito mais que duas.
O ex-prefeito Reinaldo Gomes Ribeirete, o popular Nado, que por anos a fio foi desafeto político do atual prefeito, em outubro de 2004 construiu e inaugurou o Centro de Eventos tão reclamado pelos comerciantes de Ibiporã, em razão da falta de um local para a tradicional Fecom - Feira do comércio de Ibiporã e outras atividades. O local na região central, com amplo estacionamento recebeu o nome de Domingos Pires Gonçalves, o Domingão em homenagem ao pai do ex-vereador Toninho Kabeção (Antonio Carlos Cobo Pires), por sinal outro desafeto político do prefeito, sediou grandes feiras e eventos, como a gravação do DVD ao vido da dupla local João Marcio & Fabiano, show com a banda Madry in Concert além de dezenas de eventos locais como exposições, feiras, e cogitou-se até a tradicional festa junina. O local tornou-se um mocó ocupado por moradores de rua e viciados em drogas e posteriormente foi transformado em depósito de lixo por vários anos.
Na gestão seguinte, o então prefeito Beto Baccarin em julho de 2006, construiu durante o seu mandato, uma área de lazer no Jardim Semprebom, chamado "Bosque dos Pioneiros" num fundo de vale da zona sul na curva da rua Pedro Willi. Com muita área verde e nascente de água construiu duas piscinas, além de vestiários, e muitas mesas e bancos sob as árvores e até um campo de futebol.
Na inauguração teve muita festa, e toda a população daquela região e até do centro, passaram a fazer uso daquela área, até então onde praticamente terminava a cidade. Hoje a região cresceu muito e, para tristeza de todos, assim que José Maria assumiu a prefeitura em 2008, aquela área de lazer ficou esquecida. E está até hoje passando por três de seus mandatos e caminhando para o quarto. E o fundo de vale permanece um foco de proliferação de insetos e tomado pelo mato.
Área de lazer inaugurada por Beto Baccarim em julho de 2006...
Este ano a obra vai completar 17 anos de abandono e num momento em que se fala em investimentos para qualidade de vida da população como os investimentos no Lago Norte que deverá absorver até sua inauguração cerca de R$ 20 milhões, restaurar esta área de lazer na zona sul, ficaria em torno de 10% deste valor. Sem falar na valorização dos imóveis naquela região hoje já interligando a novos empreendimentos imobiliários como o Residencial Frangão.
...hoje encontra-se assim após três gestões do prefeito José maria já caminhando para a quarta.
A recuperação do espaço naquele fundo de vale e sua reurbanização aproximará as pessoas daquele local e com isso acarretará a consciência de preservação e manutenção do espaço, o que se faz de grande importância em uma atualidade que o meio ambiente é tão desgastado pelas ações humanas. Até porque a degradação do ambiente ao longo dos anos se deu exatamente pela falta de atenção do poder público, na manutenção e pela ausência de um sistema de vigilância. Mas aí, é uma questão de prioridade... na zona norte há condomínios de luxo e bairros de alto padrão. Já na zona sul, especialmente no entorno do fundo de vale, residências humildes e casas populares. Sem levar em conta que um projeto faraônico trás muito mais dividendos políticos do que um buraco no meio do nada.
Comentários: