website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 15 de Junho de 2025

Local

Área de lazer na zona sul completará 17 anos em completo estado de abandono

Lugar que já foi aprazível pela população, se deteriora com o passar do tempo sem atenção do poder público

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Área de lazer na zona sul completará 17 anos em completo estado de abandono
Arquivo Folha Portal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

    Reza a lenda que em Ibiporã, obras realizadas por prefeitos anteriores, desafetos políticos do atual prefeito José Maria Ferreira (PSD) ficam relegados ao abandono, sem manutenção ou destinado a utilização inconveniente ou que retratam desprezo em relação ao nome que levam. Pode parecer exagero ou simples coincidência mas é o que se percebe ao analisarmos certos detalhes, que acabam influenciando na opinião pública.  Vamos citar aqui duas obras importantes para a comunidade de Ibiporã que curiosamente, ficaram marcadas pelo abandono ou que foram relegadas ao descaso dado a sua importância para a sociedade. Mas são muito mais que duas. 

   O ex-prefeito Reinaldo Gomes Ribeirete, o popular Nado, que por anos a fio foi desafeto político do atual prefeito, em outubro de 2004 construiu e inaugurou o Centro de Eventos tão reclamado pelos comerciantes de Ibiporã, em razão da falta de um local para a tradicional Fecom - Feira do comércio de Ibiporã e outras atividades.     O local na região central, com amplo estacionamento  recebeu o nome de Domingos Pires Gonçalves, o Domingão em homenagem ao pai do ex-vereador Toninho Kabeção (Antonio Carlos Cobo Pires), por sinal outro desafeto político do prefeito,  sediou grandes feiras e eventos, como a gravação do DVD ao vido da dupla local João Marcio & Fabiano, show com a banda Madry in Concert além de dezenas de eventos locais como exposições, feiras, e cogitou-se até a tradicional festa junina.  O local tornou-se um mocó ocupado por moradores de rua e viciados em drogas e posteriormente foi transformado em depósito de lixo por vários anos.

Publicidade

Leia Também:

    Na gestão seguinte, o então prefeito Beto Baccarin em julho de 2006, construiu durante o seu mandato, uma área de lazer no Jardim Semprebom, chamado "Bosque dos Pioneiros" num fundo de vale da zona sul na curva da rua Pedro Willi. Com muita área verde e nascente de água construiu duas piscinas, além de vestiários, e muitas mesas e bancos sob as árvores e até um campo de futebol.

   

   Na inauguração teve muita festa, e toda a população daquela região e até do centro, passaram a fazer uso daquela área, até então onde praticamente terminava a cidade.  Hoje a região cresceu muito e, para tristeza de todos, assim que José Maria assumiu a prefeitura em 2008, aquela área de lazer ficou esquecida. E está até hoje passando por três de seus mandatos e caminhando para o quarto.  E o fundo de vale permanece um foco de proliferação de insetos e tomado pelo mato.

Área de lazer inaugurada por Beto Baccarim em julho de 2006...

   Este ano a obra vai completar 17 anos de abandono e num momento em que se fala em investimentos para qualidade de vida da população como os investimentos no Lago Norte que deverá absorver até sua inauguração cerca de R$ 20 milhões, restaurar esta área de lazer na zona sul, ficaria em torno de 10% deste valor. Sem falar na valorização dos imóveis naquela região hoje já interligando a novos empreendimentos imobiliários como o Residencial Frangão.

...hoje encontra-se assim após três gestões do prefeito José maria já caminhando para a quarta.

    A recuperação do espaço naquele fundo de vale e sua reurbanização aproximará as pessoas daquele local e com isso acarretará a consciência de preservação e manutenção do espaço, o que se faz de grande importância em uma atualidade que o meio ambiente é tão desgastado pelas ações humanas.  Até porque a degradação do ambiente ao longo dos anos se deu exatamente pela falta de atenção do poder público, na manutenção e pela ausência de um sistema de vigilância. Mas aí, é uma questão de prioridade... na zona norte há condomínios de luxo e bairros de alto padrão. Já na zona sul, especialmente no entorno do fundo de vale, residências humildes e casas populares.  Sem levar em conta que um projeto faraônico trás muito mais dividendos políticos do que um buraco no meio do nada.

 

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )