Apesar do tempo parcialmente encoberto, em muitas regiões do Paraná foi possível ver a eclipse da lua no final da tarde de ontem. O eclipse pôde ser visto por cerca de 2 horas na cidade. A foto mais bonita, foi feita pelo fotografo Roberto Lemos, morador de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Nas imagens, feitas com filtro especial, é possível ver o momento em que a lua encobriu parcialmente o sol.
O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Desta forma, o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, é criado o chamado "anel de fogo" no céu. Conforme o site Time and Date, o eclipse pôde ser visto por cerca de 2 horas na cidade, no período da tarde.
O ponto alto do eclipse em Foz do Iguaçu foi às 16h45. No Brasil todo, o eclipse anular do sol pôde ser acompanhado neste sábado. Nas regiões norte e nordeste, foi possível ver o eclipse completo. O próximo eclipse solar anular será em 2 de outubro de 2024, mas será visto somente no extremo sul da América do Sul e em áreas no Oceano Pacífico.
Comentários: