Integrantes da Administração Municipal participam do lançamento da fase regional da Operação Sinergia III nesta sexta-feira (19), às 14h, na Praça Pio XII. O evento, segundo o Governo do Estado, pretende "enaltecer a integração dos diversos órgãos públicos no que tange à segurança pública". A Operação Sinergia III é realizada pelo 2º Comando Regional de Polícia Militar, pelo 30º Batalhão de Polícia Militar e pela 3ª Companhia de Polícia Militar.
O objetivo é ampliar o alcance das atividades policiais e fortalecer o combate ao crime organizado, especialmente nas regiões de divisa. A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) e integra a Missão Paraná II, iniciativa que visa aproximar as forças policiais da sociedade no enfrentamento à criminalidade, sobretudo em razão da proximidade das áreas de atuação visto que Ibiporã está na rota do contrabando que liga o Paraguai ao estado de São Paulo.
A operação reúne ainda as forças policiais estaduais – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica – além de órgãos de fiscalização. A integração fortalece a atuação das instituições e amplia a presença das forças policiais em pontos estratégicos da região, enfrentando crimes como tráfico de drogas, furtos e roubos de veículos.

Secretário da Segurança Pública do Paraná Hudson Leôncio Teixeira, com policiais da PM de São Paulo em operação conjunta
“O crime, principalmente aqui nessa região Norte do Paraná e no Centro-Oeste do estado de São Paulo, atravessa de um lado para o outro. Então é importante essa integração muito grande entre os estados no combate à criminalidade. Essa aproximação permite que a tropa se conheça, que os policiais criem vínculos e nós, comandantes, tenhamos ainda mais proximidade. Treinamos constantemente com o pessoal do 2º BPM, em ações de cerco, abordagens e fiscalizações”, afirma o coronel Hudson Covolan, comandante do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4) de São Paulo. Desde o início da semana, em Jacarezinho, a operação já resultou em 10 mil abordagens, 4,9 toneladas de drogas e em 27 veículos recuperados. A missão abrange ainda além de Ibiporã cerca de 66 municípios e atenderá diretamente uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.

Comentários: