website page view counter

Folha Regional Online

Domingo, 2 de Junho de 2024

Local

Acessibilidade em alguns locais, são comprometidos pela topografia de terreno

Faltou estudo de engenharia para amenizar locais que não oferecem condições adequadas aos portadores de deficiências

Ely Damasceno
Por Ely Damasceno
Acessibilidade em alguns locais, são comprometidos pela topografia de terreno
Folha Portal/Ely Damasceno: Rampa de acesso e piso tátil absurdamente inclinados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

     Ibiporã é uma cidade que tem evoluído no quesito, acessibilidade aos portadores de deficiência física.  Mas ainda pode melhorar para oferecer o mínimo de dignidade aos indivíduos que possuem alguma limitação e terem garantidos a sua independência e os seus direitos com liberdade para ir e vir.  A aplicação do piso tátil, ao longo de toda a avenida Santos Dumont e Paraná nesta repaginação da área central promovida pela administração, em alguns pontos, oferece mais risco do que segurança principalmente aos deficientes visuais, dado à topografia do terreno em algumas esquinas. Isto não, quando a passagem do piso tátil, não é obstruída por mesas e cadeiras de sorveterias, pizzarias, conveniências e lanchonetes à revelia da fiscalização da prefeitura que deixa a desejar no cumprimento do Código de Posturas.

     Um exemplo disso está na esquina da avenida Santos Dumont com a rua Xavier da Silva.  A esquina apresenta na calçada um aclive acentuado numa inclinação que oferece sério risco a uma queda, especialmente aos deficientes visuais, já que o piso tátil, em sua distância regulamentar da parede, encontra-se no ponto mais alto. Para cadeirante é outro drama. Precisa de ajuda para empurrar a cadeira porque o acesso requer muito esforço dado a inclinação da calçada. Ou seja, nessa condição topográfica, faltou um estudo para amenizar as condições do passeio em relação à acessibilidade. Embora a aplicação de paver tenha em grande parte contribuído para reduzir risco de escorregões (haviam muitas calçadas com piso liso e escorregadio) em dias chuvosos, sua disposição eficiente requer adequação na topografia do terreno. 

Publicidade

Leia Também:

     Considerando que a implantação do piso tátil é permitir que o indivíduo portador de deficiência identifique sozinho alguns dos perigos nas calçadas em vias públicas, é imperativo que a fiscalização da prefeitura advirtam os infratores, e reveja algumas situações como da esquina apontada como exemplo. E há outras na cidade na mesma situação que merecem serem revista como o absurdo da avenida dos Estudantes em frente ao Hospital Cristo Rei em que uma rampa de cadeirante, tinha um poste no meio.  O cúmulo da incompetência.

     Questões como estas estão definidas na NBR 9050 Resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas, nem sempre observadas por empresas terceirizadas, contratadas para executar tal tarefa, agravadas pela falta de fiscalização do poder público. DE acordo com as normas determinadas pela ABNT aa correta aplicação da acessibilidade evita acidentes como quedas, tropeços e atropelamentos. Faz parte de nosso dever como cidadãos, cobrar das autoridades municipais, a boa execução dos projetos, dentro da razoabilidade e das condições seguras que algumas situações oferecem.

FONTE/CRÉDITOS: Folha Portal/Ely Damasceno
Comentários:
Ely Damasceno

Publicado por:

Ely Damasceno

Bacharel em Teologia Theological University of Massachussets USA 1984/1990. Jornalismo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Repórter Gaz.Esportiva, Diários Associados, Estadão/SP, Jornais Dayle Post, em Boston-USA e Int.Press Hyogo-Japão

Saiba Mais
laboratório
laboratório

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!