O Corinthians está eliminado da Libertadores. Em uma atuação desastrosa, o time paulista foi dominado diante do Independiente Del Valle, perdeu o jogo por 3 a 0 em Quito e, agora, não tem mais chance de chegar às oitavas de final do torneio. O resultado deixa a equipe de Vanderlei Luxemburgo estacionada com quatro pontos, na terceira posição do Grupo E. Os equatorianos, por outro lado, foram aos nove pontos e, ao lado do Argentinos Juniors, com 11, estão garantidos na próxima fase.
Na metade inicial, só deu Del Valle.
Os equatorianos encaixotaram o adversário, exploraram o lado esquerdo rival e fizeram 2 a 0 com Hoyos sem grandes dificuldades — em trapalhadas de Matheus Bidu e Murillo. O clube paulista, por outro lado, só chutou uma vez antes do intervalo — e errou o alvo. O 2° tempo continuou amplamente dominado pelos donos da casa. O meia Sornoza, ex-Corinthians, marcou o terceiro e decretou a eliminação precoce de Luxemburgo e seus comandados.
Jogadores do Del Valle celebram gol de Hoyos sobre o Corinthians em jogo da Libertadores. Rodrigo BUENDIA / AFP.
Primeiro susto tem Bidu como herói.
A partida começou bastante estudada e com poucos ataques efetivos, mas os equatorianos chegaram com perigo aos 12 minutos, quando Faravelli chutou cruzado e viu Bidu cortar a finalização com o peito. Medina, no rebote, errou o alvo. Ex-Corinthians brilha, e mandantes abrem o placar. O Del Valle começou a valorizar a posse de bola e chegou ao gol cinco minutos depois. Sornoza, com liberdade, deu lindo lançamento para Hoyos, que se infiltrou entre Murillo e Bidu. De primeira, o atacante calibrou a mira, não deu chances para Cássio e mexeu no placar pela primeira vez: 1 a 0.
Paulistas assistem e tomam mais um.
Em meio a um Corinthians apático e desencaixado na marcação, o Del Valle aumentou sem nenhuma dificuldade aos 24 minutos. Hoyos recebeu na ponta direita e, sem qualquer aproximação dos defensores, balançou as redes em chute forte no canto da meta brasileira: 2 a 0. Cássio salva gol contra. Os equatorianos quase afundaram de vez o adversário quando Bidu, após cruzamento rasteiro feito por Sornoza, deu uma canelada na bola para trás — o goleiro, com muito reflexo, conseguiu espalmar e manter a desvantagem antes do intervalo.
Luxa muda (e improvisa).
No 2° tempo, o técnico Corinthians pôs fim ao sistema com três zagueiros e voltou com Roni no lugar de Matheus Bidu. Coube a Murillo atuar de maneira improvisada na lateral-esquerda enquanto Fagner, que iniciou o jogo como ala, recuar para formar a linha defensiva pelo lado oposto. Gol anulado corintiano. Os visitantes até balançaram as redes aos 16 minutos, mas o lance acabou anulado por um dos bandeirinhas. Em falta cobrada por Renato Augusto, Gil cabeceou para a pequena área e viu Bruno Méndez empurrar para o gol após bate-rebate. O camisa 4, no entanto, estava em posição irregular no momento do cruzamento.
Sornoza celebra gol do Del Valle sobre o Corinthians, seu ex-clube, em jogo da Libertadores. Rodrigo BUENDIA / AFP.
Guedes, solitário, ameaça.
Isolado durante toda a partida, o atacante do Corinthians obrigou o goleiro Pinargote a trabalhar pela primeira vez aos 21 minutos, quando recebeu pela ponta esquerda e bateu cruzado após jogada individual. Sornoza mata o jogo. O esboço de reação paulista acabou pouco tempo depois. Com total facilidade, o Del Valle entrou na defesa rival pela direita com Matías Fernández e Lautaro Díaz, que tabelaram. O atacante tocou para o meio da área, e Sornoza, de primeira, aumentou: 3 a 0
Final morno. Os últimos lances da partida tiveram os equatorianos valorizando a posse de bola diante de um entregue Corinthians, que não conseguiu superar Pinargote até o apito final.